"ORAÇÃO A SÃO PIO DE PIETRELCINA (PADRE PIO) Ó Deus, que doastes a São Pio de Pietrelcina, sacerdote capuchinho, o insigne privilégio de participar, de modo admirável, da Paixão de vosso Filho, por sua intercessão, dai-me a graça... que tanto desejo; e sobretudo concedei-me unir-me à Paixão de Jesus, para depois chegar à Sua gloriosa ressurreição. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai." ”

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Angelus" - Oração do meio dia




V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

sábado, 13 de outubro de 2012

Belíssima oração de Padre Pio



"Fica Senhor comigo, pois preciso da tua presença para não te esquecer.
Sabes quão facilmente posso te abandonar.
Fica Senhor comigo, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.
Fica Senhor comigo, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.
Fica Senhor comigo, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.
Fica Senhor comigo, para me mostrar tua vontade.
Fica Senhor comigo, para que ouça tua voz e te siga.
Fica Senhor comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.
Fica Senhor comigo, se queres que te seja fiel.
Fica Senhor comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma,
quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.
Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa,
e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam.
Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho.
Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações,
da falta de fé, da cruz, das tristezas.
Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.
Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida,
com todos os seus perigos, eu preciso de ti.
Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão,
a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão,
a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti,
se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não às mereço,
mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!
Fica Senhor comigo, pois é só a ti que procuro teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo,
E a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais.
Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra,
para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém."

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Missa de Nossa Senhora Aparecida 2012





















Frase de Hoje

"Ó Nossa Senhora, auxílio dos cristãos, fonte inexaurível de graças, advogada e refúgio dos pecadores, ora por nós a Jesus, para que Ele nos torne santos." (Santo Padre Pio de Pietrelcina)



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MENSAGEM DE MARIA SANTÍSSIMA A RAINHA DO SACRATÍSSIMO ROSÁRIO


rosario

Outubro - Mês do Sacratíssimo Rosário

Rezemos todos os dias o Santo Rosário Meditado
e aos sábados As Mil Ave Marias
"...Rezai as MIL AVE MARIAS! Onde o Meu ROSÁRIO é rezado Eu estou presente com muitas graças, mas onde as MIL AVE MARIAS são rezadas, Eu estou presente com todas as Minhas Graças. "
Trecho da Mensagem de Maria Santíssima o dia 09/09/2012
familia rezando




rosario
“-Meus amados filhos, hoje, quando já estais comemorando a FESTA DO MEU SACRATÍSSIMO ROSÁRIO, recordando a estrondosa Vitória que Eu obtive na BATALHA DE LEPANTO, Eu vos convido novamente a RENOVARDES o vosso amor pelo SANTO ROSÁRIO, especialmente pelo SANTO ROSÁRIO MEDITADO, que pela Minha ordem, o Meu filhinho Marcos gravou para vocês tantas e tantas vezes já desde alguns anos e vos deu para que por meio deste Rosário possais crescer todos os dias mais, no caminho da oração, no caminho da elevação espiritual até Deus, da perfeita correspondência ao Meu Amor materno e também dos mistérios contidos no Santo Rosário, da Minha Vida e da vida do Meu filho Jesus.
Meditando sempre mais o Santo Rosário, contemplando também as Mensagens, que Eu dei em todos os Locais das Minhas Aparições e que estão gravadas nestes Rosários que o Meu filho Marcos fez para vocês, vós todos os dias cresceis sempre mais no conhecimento dos exemplos de santidade do Meu filho JESUS e dos Meus, também conheceis sempre mais os Meus apelos maternos e os Meus pedidos feitos em tantas das Minhas Aparições além dos pedidos que vos fiz Aqui, e assim em vós o amor, o verdadeiro amor pode todos os dias crescer sempre mais até atingir a sua plenitude.
Eu venho chamar-vos a renovar o amor pelo Santo Rosário de modo que ele se torne e seja sempre mais para vós o farol que ilumina o vosso caminho todos os dias da vossa vida conduzindo-vos sempre mais a Deus. Renovai o vosso amor pelo Santo Rosário, rezando-o sempre mais com o coração, ou seja, fazendo com que a vossa alma abra-se sempre mais à Vontade de Deus, para conhecê-la e cumpri-la prontamente como os Santos fizeram para que assim a vossa oração não seja estéril e sem frutos, mas para que ela produza verdadeiramente frutos de conversão, santificação e salvação nas vossas vidas.
Renovai o vosso amor pelo Santo Rosário Meditado, para que meditando todos os dias nos Meus exemplos, nos exemplos de Cristo e também nas Minhas Mensagens vós possais todos os dias crescer um pouco mais no verdadeiro amor pelo Senhor e por Mim e possais dar a todas as almas do mundo inteiro um vibrante e luminoso exemplo de amor, fidelidade e obediência ao Senhor.
Renovai o vosso amor pelo Santo Rosário, dando sempre mais o Santo Rosário meditado que o Meu filho Marcos fez a conhecer a todos, para que assim, todos os Meus filhos possam sair das trevas para a luz, possam sair do lodaçal de pecados para entrar na via da PUREZA, até se tornarem mais Anjos do que homens, para que possam verdadeiramente sair da morte eterna e entrar na vida da graça santificante. Desta forma, Meus filhos, todas as almas do mundo entrarão na Minha Escola de Santidade e Eu poderei guiar-vos a todos seguramente ao Céu e à perfeição que o Senhor deseja de vós.
Eu vos amo tanto, Meus filhos! E aqui onde tornei o Meu Santo Rosário mais conhecido e mais amado, mais propagado e mais rezado como nunca dantes Eu desejo cada vez mais que as vossas almas, que os vossos corações se tornem propagadores e apóstolos da devoção do Meu Santo Rosário pelo mundo inteiro,  pois conforme Eu disse ao Meu servo, ao Meu DOMINGOS DE GUSMÃO: “Aquele que Me servir por meio do Meu Rosário todos os dias não se perderá... Aquele que Me amar por meio do Santo Rosário não conhecerá a desgraça eterna, a perdição eterna.” Por isso filhinhos o mundo será salvo por meio do Santo Rosário. Propagai-o agora ainda com mais ardor e zelo para que os corações tão endurecidos e cheios de pecado finalmente possam ser resgatados e salvos pelo amor do Senhor que me enviou Aqui a Jacareí para realizar o Seu grande Triunfo no mundo por meio do Meu Santo Rosário.
Eu vos amo tanto! E quando rezais o Santo Rosário vos tornais ainda mais caros, mais queridos para o Meu Imaculado Coração. Por isso filhinhos, não desanimeis nunca, pois aquele que não desanimar na oração do Santo Rosário, mas que perseverar nela todos os dias até o fim da sua vida receberá de Mim a coroa da vida eterna.
Este Lugar Santo das Minhas Aparições aqui em Jacareí onde o Meu Rosário é tão amado, tão rezado e tão propagado, principalmente pelo Meu filhinho Marcos que já fez mais de 270 Rosários até agora para os Meus filhos e depois também que é tão amado, rezado e propagado pelos Meus filhos, que o rezam, que o amam e que O dão a conhecer aos outros, aqui, o Meu Coração já começa a obter o Seu triunfo por meio do Meu Rosário nas almas, nos corações e nas famílias.

Continuem, continuem, continuem sempre em frente. Sim! rezando o Meu Rosário, propagando com todo o vosso coração a todas as almas! Continuai porque Aqui Meus queridos filhos, Eu, como na batalha de Lepanto serei a grande vitoriosa e salvarei o Brasil, salvarei vossas famílias e as vossas almas pela virtude do Meu Santo Rosário.
A todos neste momento Eu abençoo e convido à grande e jubilosa alegria. Por meio do Meu Rosário Meditado daqui das Minhas Aparições em Jacareí, um dia, em breve, salvarei o mundo.

A todos abençoo de FÁTIMA, de MONTICHIARI, de LOURDES e de JACAREÍ. A Paz Meus filhos amados.”

O SUPER ROSÁRIO - Origem da Devoção das Mil Ave-Marias



Arquivado em: Artigo — Marcelo at 9:06 am on Terça-feira, Agosto 7, 2007


A devoção às Mil Ave-Marias faz parte da tradição religiosa no Brasil e, antigamente, era sempre rezada, trazendo muitas graças aos participantes.
As Mil Ave-Marias não tem nenhuma ligação com Medjugorje, como muitos pensam. As mensagens de fé comunicadas por Nossa Senhora e citadas nas folhas das Mil Ave-Marias em forma de “super-rosário” não foram tiradas das revelações de Nossa Senhora de Medjugorje, mas, sim, de suas aparições em Montechiari, com o título de Nossa Senhora Rosa Mística e do livro do Pe Gobbi: As sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora (Movimento Sacerdotal Mariano).
Nossa Senhora chorou em Montechiari, pedindo oração, sacrifício e penitência para salvar o mundo. Mas nossa querida Mãe nunca fez ameaças, somente orientou, como uma mãe que quer proteger seus filhos dos perigos que podem acontecer se ão houver oração e conversão.
É verdade que todas as orações devem vir do coração, seja uma Ave-Maria ou Mil Ave-Marias!
As Mil Ave-Marias são feitas em forma de um super-rosário” bem meditado sobre todos os mistérios da nossa salvação e com a bênção da paz que Nossa Senhora comunicou ao Pe. Gobbi no dia 24 de Outubro de 1984. A oração possui grande poder! Por isso, é necessário rezar muito! Obtém-se mais com um dia de oração intensa do que com anos de contínuas discussões. O “Super Rosário” das Mil Ave -Marias, acrescido de sacrifícios, leva a um dia de oração intensa.
Vamos ajudar Nossa Senhora nesta batalha contra o Mal, combatendo com a oração das Mil Ave-Marias em forma de “super rosário” Citação extraída do livro “Orações de todos os tempos da Igreja ” Prof. Felipe Aquino item 183 pág. 222.


Como Rezar?


Iniciamos com o Creio, 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias.
Vamos contemplar os 20 mistérios, ou seja: Gozosos, Luminosos, Dolorosos e os Gloriosos. Apenas que: ao invés de rezarmos em cada mistério 10 (dez) Ave Marias rezamos 50 (cinqüenta) e assim fazemos as Mil ( 1.000) Ave-Marias. Não é fácil? Facílimo.
Algumas dicas
-Contemplar os mistérios, mas sem colocar as intenções, pois elas já estão no cestinho.
- Pequenos refrãos de cantos marianos ao término de 250 Ave-Marias.
- Quem reza cada mistério? Quem quiser. A pessoa se coloca de joelho próximo à imagem e reza as 50 Ave-Marias, no final reza o Glória e as jaculatórias que quiser.
- Entrega uma Rosa para Nossa Senhora colocando-a no vaso com água. Encha um vaso com 10 rosas e depois o outro.
- Também é muito bom deixarmos jarras com água, chá, suco para os irmãos.



Não é uma linda cerimônia oferecida Àquela que tudo merece e tudo pode?
Geralmente quem não reza diz: Ah! demora muito. É verdade. Mas quando penso que gasto estas cinco horas recebendo muitas e muitas graças do céu, louvo a Deus por não gastá-las num hospital, por não gastá-las diante da TV que me rouba as graças, ou num encontro pecaminoso, ou… Você pode imaginar tantas misérias que se vive em cinco horas, você não acha?
Seja você um divulgador desta Devoção Mariana e veja os frutos que todos os seus vão colher.

Oração para pedir graças por intercessão do servo de Deus, o Papa João Paulo II





"Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.
Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no
número dos vossos santos. Amém."


Entrevista com Padre Pio Sobre a Missa

padrepio (4).jpg, 15 kB


1. Padre, o Sr. ama o Sacrifício da Missa?
Sim, porque Ela regenera o mundo.
2. Que glória dá a Deus a Missa?
Uma glória infinita.
3. Que devemos fazer durante a Missa?
Compadecer-nos e amar.
4. Padre, como devemos assistir à Santa Missa?
Como assistiram a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu S. João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz.
5. Padre, que benefícios recebemos ao assistir à Santa Missa?
Não se podem contar. Vê-lo-ás no céu. Quando assistires à Santa Missa, renova a tua fé e medita na Vítima que se imola por ti à Divina Justiça. Não te afastes do altar sem derramar lágrimas de dor e de amor a Jesus, Crucificado por tua salvação. A Virgem Dolorosa te acompanhará e será tua doce inspiração.
6. Padre, que é sua Missa?
Uma união sagrada com a Paixão de Jesus. Minha responsabilidade é única no mundo. (Dizia-o chorando.)
7. Que devo descobrir na sua Santa Missa?
Todo o Calvário.
8. Padre, diga-me tudo o que o senhor sofre durante a Santa Missa.
Sofro tudo o que Jesus sofreu na sua Paixão, embora sem proporção, só enquanto pode fazê-lo uma criatura humana. E isto, apesar de cada uma de minhas faltas e só por sua bondade.
9. Padre, durante o Sacrifício divino o senhor carrega os nossos pecados?
Não posso deixar de fazê-lo, já que é uma parte do Santo Sacrifício.
10. O senhor considera a si mesmo um pecador?
Não o sei, mas temo que assim seja.
11. Eu já vi o senhor tremer ao subir aos degraus do altar. Por quê? Pelo que tem de sofrer?
Não pelo que tenho de sofrer, mas pelo que tenho de oferecer.
padrepio(2).jpg, 20 kB
12. Em que momento da Missa o senhor sofre mais?
Na Consagração e na Comunhão.
13. Padre, esta manhã na Missa, ao ler a história de Esaú, que vendeu os direitos de sua primogenitura, seus olhos se encheram de lágrimas.
Parece-te pouco desprezar o dom de Deus!?
14. Por que, ao ler o Evangelho, o senhor chorou quando leu estas palavras: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue..."
Chora comigo de ternura!
15. Padre, por que o senhor chora quase sempre que lê o Evangelho na Missa?
A nós nos parece que não tem importância que um Deus fale às suas criaturas e elas O contradigam e continuamente O ofendam com sua ingratidão e incredulidade.
16. Sua Missa, Padre, é um sacrifício cruento?
Herege!
17. Perdão, Padre, quis dizer que na Missa o Sacrifício de Jesus não é cruento, mas a sua participação em toda a Paixão o é. Engano-me?
Não, nisso não te enganas. Creio que tens toda a razão.
padrepio (10).gif, 5 kB
18. Quem lhe limpa o sangue durante a Missa?
Ninguém.
19. Padre, por que o senhor chora no Ofertório?
Queres saber o segredo? Pois bem: porque é o momento em que a alma se separa das coisas profanas.
20. Durante sua Missa, Padre, o povo faz um pouco de barulho...
Se estivesses no Calvário, não ouvirias gritos, blasfêmias, ruídos, e ameaças? Havia um alvoroço enorme.
21. Não o distraem os ruídos?
Em nada.
22. Padre, por que sofre tanto na Consagração?
Não sejas maldoso... (Não quero que me perguntes isso...)
23. Padre, diga-me: por que sofre tanto na Consagração?
Porque nesse momento se produz realmente uma nova e admirável destruição e criação.
24. Padre, por que chora no altar, e que significam as palavras que pronuncia na Elevação? Pergunto por curiosidade, mas também porque quero repeti-las com o senhor.
Os segredos do Rei Supremo não podem revelar-se nem profanar-se. Pergunta-mes por que choro, mas eu não queria derramar essas pobres lagrimazinhas, mas torrentes de lágrimas. Não meditas neste grandioso mistério?
25. Padre, o senhor sofre, durante a Missa, a amargura do fel?
Sim, muito freqüentemente...
26. Padre, como pode estar-se de pé no Altar?
Como estava Jesus na Cruz.
27. No altar, o senhor está pregado na Cruz, como Jesus no Calvário?
E ainda me perguntas?
28. Como se acha o senhor?
Como Jesus no Calvário.
29. Padre, os carrascos deitaram a Cruz no chão para pregar os cravos em Jesus?
Evidentemente.
30. Ao senhor também lhos pregam?
E de que maneira!
31. Também deitam a Cruz para o senhor?
Sim, mas não devemos ter medo.
32. Padre, durante a Missa o senhor pronuncia as Sete Palavras que Jesus disse na Cruz?
Sim, indignamente, mas também as pronuncio.
33. E a quem diz: "Mulher, eis aí teu filho"?
Digo para Ela: "Eis aqui os filhos de Teu Filho".
34. O senhor sofre a sede e o abandono de Jesus?
Sim.
35. Em que momento?
Depois da Consagração.
36. Até que momento?
Costuma ser até a Comunhão.
37. O senhor diz que tem vergonha de dizer: "Procurei quem me consolasse e não achei". Por quê?
Porque nossos sofrimentos de verdadeiros culpados não são nada em comparação com os de Jesus.
38. Diante de quem sente vergonha?
Diante de Deus e da minha consciência.
39. Os Anjos do Senhor o reconfortam no Altar em que o senhor se imola?
Pois... não o sinto.
40. Se não lhe vem o consolo até à alma durante o Santo Sacrifício, e o senhor sofre, como Jesus, o abandono total, nossa presença não serve para nada.
A utilidade é para vós. Por acaso foi inútil a presença da Virgem Dolorosa, de São João e das piedosas mulheres aos pés de Jesus agonizante?
41. Que é a Sagrada Comunhão?
É toda uma misericórdia interior e exterior, todo um abraço. Pede a Jesus que se deixe sentir sensivelmente.
42. Quando Jesus vem, visita somente a alma?
O ser inteiro.
43. Que faz Jesus na Comunhão?
Deleita-se na sua criatura.
44. Quando se une a Jesus na Santa Comunhão, que quer peçamos a Deus pelo senhor?
Que eu seja outro Jesus, todo Jesus e sempre Jesus.
45. O senhor sofre também na Comunhão?
É o ponto culminante.
46. Depois da Comunhão, continuam seus sofrimentos?
Sim, mas não sofrimentos de amor.
47. A quem se dirigiu o último olhar de Jesus agonizante?
À sua Mãe.
48. E o senhor para quem olha?
Para meus irmãos de exílio.
49. O senhor morre na Santa Missa?
Misticamente, na Sagrada Comunhão.
50. É por excesso de amor ou de dor?
Por ambas as coisas, porém mais por amor.
51. Se o senhor morre na Comunhão, continua a ficar no Altar? Por quê?
Jesus morto permanecia pendente da Cruz no Calvário.
52. Padre, o senhor disse que a vítima morre na Comunhão. Colocam o senhor nos braços de Nossa Senhora?
Nos de São Francisco.
53. Padre, Jesus desprega os braços da Cruz para descansar no Senhor?
Sou eu quem descansa n'Ele!
54. Quanto ama a Jesus?
Meu desejo é infinito, mas a verdade é que, infelizmente, tenho de dizer nada e me causa pena.
55. Padre, por que o senhor chora ao pronunciar a última palavra do Evangelho de São João: "E vimos sua glória como do Unigênito Pai, cheio de graça e de verdade"?
Parece-te pouco? Se os Apóstolos, com seus olhos de carne, viram essa glória, como será a que veremos no Filho de Deus, em Jesus, quando se manifestar no céu?
56. Que união teremos então com Jesus?
A Eucaristia nos dá uma idéia.
57. A Santíssima Virgem assiste à sua Missa?
Julgas que a Mãe não se interessa por seu Filho?
58. E os Anjos?
Em multidões.
59. Padre, quem está mais perto do Altar?
Todo o Paraíso.
60. O senhor gostaria de celebrar mais de uma Missa por dia?
Se eu pudesse, não quereria descer do Altar.
61. Disseram-me que traz com o senhor o seu próprio Altar...
Sim, porque se realizam estas palavras do Apóstolo: "Eu trago no meu corpo os estigmas de Jesus". "Estou cravado com Cristo na Cruz." "Castigo o meu corpo, e o reduzo à escravidão..."
Nesse caso, não me engano quando digo que estou vendo Jesus Crucificado! (Nenhuma resposta)
62. Padre, o senhor se lembra de mim na Santa Missa?
Durante toda a Missa, desde o princípio até o fim, lembro-me de ti.
A Missa do Padre Pio, em seus primeiros anos, durava mais de duas horas. Sempre foi um êxtase de amor e de dor. Seu rosto estava inteiramente concentrado em Deus e cheio de lágrimas. Um dia, ao confessar-me, perguntei-lhe sobre este grande mistério:
63. Padre, quero fazer-lhe uma pergunta.
Dize-me, filho.
64. Padre, queria perguntar-lhe que é a Missa?
Por que me perguntas isto?
65. Para ouvi-la melhor, Padre.
Filho, posso dizer-te que é a minha Missa.
66. Pois é isso o que quero saber, Padre.
Meu filho, estamos na Cruz, e a Missa é uma contínua agonia.

Tirada de Tradition Catolica, nº 141, nov. 98 citando "Assim Falou o Padre Pio" (S. Giovanni Rotondo, Foggia, Itália, 1974) com o Imprimatur de D. Fanton, Bispo Auxiliar de Vicenza.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

RESUMO DA HISTÓRIA DA VIDA DE PADRE PIO - PARTE XX




*** Padre Pio e as Almas do Purgatório. ***


Numa tarde padre Pio estava em um quarto, localizado na parte baixa do convento, destinado para casa de hóspedes. Ele estava só e descansando sobre o sofá, quando de repente, apareceu um homem envolto em uma capa preta. Padre Pio, surpreso, ergueu-se e perguntou para o homem quem ele era e o que ele queria. O estranho respondeu que era uma alma do Purgatório. 

Eu sou Pietro Di Mauro”. Disse-lhe então:

” Eu morri em um incêndio neste convento, em 18 de setembro 1908. Na realidade este convento, depois da desapropriação dos bens eclesiásticos, tinha sido transformado em uma casa de repouso para anciões. Eu morri entre as chamas quando eu estava dormindo, em meu colchão feito de palha, exatamente neste quarto. Eu venho do Purgatório: O bom Deus deixou-me vir até aqui e lhe pedir que celebre para mim a santa missa da amanhã de manhã para o meu descanso eterno. Graças a esta Missa eu poderei entrar no Paraíso ”. - Padre Pio falou para o homem que ele teria a Santa Missa para a sua alma..

Padre Pio contou: “Eu, queria levá-lo até a porta do convento para me despedir quando repentinamente para minha surpresa ele desapareceu. Eu seguramente percebi que havia falado com uma pessoa morta; na realidade, tenho que admitir que eu reentrei no convento bastante amedrontado. O Padre Superior do convento, Monsenhor Paolino de Casacalenda, notou meu nervosismo, e então lhe contei o que havia acontecido. Ai então lhe pedi a permissão para celebrar a Santa Missa da manhã seguinte em voto daquela alma necessitada.

Alguns dias depois, Padre Paolino, despertado pela curiosidade foi até o escritório de registro de óbitos da comunidade de San Giovanni Rotondo, e pediu a permissão para consultar o livro de registro de óbitos do ano de 1908. Após a consulta ele pode então verificar que a história de Padre Pio era verdadeira, pois no registro relacionado às mortes do mês de setembro, Padre Paolino achou o nome, o apelido e a razão da morte: No dia 18 de setembro de 1908, no incêndio da casa de repouso morreu o Sr. Pietro Di Mauro. 

*** Padre Pio contou a seguinte história ao Padre Anastásio ***


“ Uma tarde, enquanto eu estava rezando a sós, eu ouvi o sussurro de um terno, e eu vi um monge jovem que se mexeu próximo ao altar”. Parecia que o monge jovem estava espanando os candelabros e regando os vasos das flores. Eu pensei que ele era o Padre Leone que estava reestruturando o altar e como era a hora do jantar, eu fui próximo a ele e lhe falei: Padre Leone, vá jantar, não está na hora de espanar e consertar o altar. Mas uma voz que não era a voz do padre Leone me respondeu: Eu não sou o Padre Leone. -Então perguntei: Quem é você? A voz então respondeu:

- “Eu sou um " irmão " seu que fez o noviciado aqui. Minha missão era que eu limpasse o altar durante o ano do noviciado. Desgraçadamente eu durante todo esse tempo não reverenciei a Jesus Sacramentado Deus todo Poderoso, todas as vezes que passava em frente ao altar causando grande aflição ao Sacramento Santo, por causa da minha irreverência. Por este descuido sério, eu ainda estou no Purgatório. Agora, Deus, com a sua bondade infinita, enviou-me aqui para que você estabeleça o dia em que eu passarei a desfrutar o Paraíso. É para você cuidar de mim ”.

Eu pensei ter sido generoso com àquela alma de sofrimento e assim exclamei: “você estará amanhã pela manhã no Paraíso, quando eu celebrar a Santa Missa”. Aquela alma chorou e disse: “Cruel de mim, que malvado eu fui”. Então ele chorou e desapareceu. Aquela exclamação me produziu uma ferida no coração, que eu senti e sentirei a vida inteira. Na realidade eu teria podido enviar aquela alma imediatamente ao Céu, mas eu o condenei a permanecer outro noturno nas chamas do Purgatório.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Sacramento do Matrimônio


sacramento-do-matrimonio.jpg, 39kB
O Matrimonio é o amor. Ninguém consegue viver sem a presença e a amizade de outras pessoas. Ninguém está sozinho. No casamento, essa amizade é repartida entre o marido e a mulher: é repartida entre o casal e os filhos, e com a comunidade onde vivem. O mais difícil do amor é permanecer firme nele. Só Deus mesmo é capaz de ser, sem defeito, fiel e amoroso. Quando o casal é fiel no amor, é um grande sinal de Deus. Deus está presente no amor do casal. Quem acredita nisso pode casar na Igreja.
"A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de sacramento por Cristo Senhor."
Deus nos fez para a felicidade, não nascemos para viver sozinho, mas sim com uma companhia. O Pai quando criou o homem, deu à ele uma companhia: Eva. Deus também acrescentou: "Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne" (Gn 2, 24).
matrimonio
Esse ato de se juntar com o sexo oposto para juntos viverem em uma só carne é o próprio Sacramento do Matrimônio. Este é um Sacramento de Serviço (junto com a Ordem), através dele nos unimos ao sexo oposto para juntos construirmos uma família. O Matrimônio é uma doação total ao outro e à Deus, somos chamados a construir uma família cristã, com pensamentos retos e morais.
Hoje, o Maligno vem se apoderando deste Sacramento como se fosse algo qualquer, ele usa do casal como forma de destruir, eliminar, desconcertar o convívio familiar. São muitos os casamentos feitos na Igreja Católica que possui objetivos contrários a conduta cristã, ou seja, muitos são os casais que vão para o altar com desejos carnais e com o seguinte pensamento: "Se não der certo, nos separamos".
Muitos falam como é difícil aceitar o Sacramento da Ordem, ou seja, pensam que ser sacerdote é uma grande dificuldade nos dias de hoje. Só que tanto a Ordem como o Matrimônio são Sacramentos de Serviço, que necessitam da doação total dos que receberam o Sacramento. A missão do sacerdote é direcionar o povo ao caminho de Deus. A missão do casal é direcionar a família ao caminho da Santidade e do Amor Fraterno. Não podemos deixar de lembrar que é através do Sacramento do Matrimônio que nasce as vocações sacerdotais, vindas da educação que os familiares deram ao vocacionado. Podemos chegar então à conclusão que o Sacramento do Matrimônio é uma vocação, devemos estar preparados para direcionar e educar filhos e Filhos de Deus no caminho da Santidade.
A grande prova da falta de preparo de muitos casais nos dias de hoje, são os inúmeros casamentos que não dão certo. O divórcio é força do maligno, foi criado para separar a união que Deus criou entre dois de seus Filhos.
Podemos então chegar a conclusão que o Sacramento do Matrimônio é uma das grandes obras divinas, que foi criado para o Amor Familiar. A Família é o grande investimento que Deus criou, é através dela que se educa cidadãos retos procurando a imitação de Cristo Jesus.

Exame de Consciência: para uma boa Confissão


Preparação para a confissão

quaresma-confissao.jpg, 27kB

Devemos procurar um sacerdote santo, da Igreja Católica Apostólica Romana, e fazer uma confissão minuciosa pelo menos uma vez ao ano. Para os pecados de maior urgência, podemos fazer a confissão quantas vezes nos for necessário.
Uma boa confissão é aquela em que nos preparamos com um coração verdadeiramente contrito na presença de Deus. Em que procuramos reconhecer todos os nossos pecados, desde os menores até aqueles que mais nos envergonham. Não podemos deixar nenhum pecado de lado ao fazermos o nosso exame de consciência, pois são os menores pecados que acabam sendo cultivados em nós por acharmos que não têm importância, crescem como uma erva daninha em nosso coração destruindo todas as virtudes que lá existem e depois transformam-se em uma grande ofensa a Deus.
Não podemos ir para a confissão de qualquer jeito, com outras preocupações ou olhando mais para o pecado dos outros do que para nós mesmos. Antes devemos fazer um bom exame de consciência. Aqui você encontra uma lista de perguntas que devemos fazer para nós mesmos com o objetivo de lembrar dos pecados que precisam ser confessados, mas você mesmo pode acrescentar outras perguntas relacionadas com a sua vida, com a sua realidade, para tornar o seu exame de consciência mais completo.


Exame de Consciência

Ruptura com Deus:
  • Amo na verdade a Deus com todo meu coração ou vivo mais apegado às coisas materiais?
  • Preocupei-me por renovar minha fé cristã através da oração, a participação ativa e atenta da missa dominical, a leitura da Palavra de Deus, etc.? Guardo os domingos e dias de festa da Igreja? Cumpri com o preceito anual da confissão e a comunhão pascal?
  • Tenho uma relação de confiança e amizade com Deus, ou cumpro somente com ritos externos?
  • Professei sempre, com vigor e sem temores minha fé em Deus? manifestei minha condição de cristão na vida pública e privada?
  • Ofereço ao Senhor meus trabalhos e alegrias? Recorro a Ele constantemente, ou só o busco quando o necessito?
  • Tenho reverência e amor para o nome de Deus ou lhe ofendo com blasfêmias, falsos juramentos ou usando seu nome em vão?
Ruptura comigo mesmo:
  • Sou soberbo e vaidoso? Considero-me superior a outros?
  • Procuro aparentar algo que não sou para ser valorizado por outros? Aceito a mim mesmo, ou vivo na mentira e no engano? Sou escravo de meus complexos?
  • Que uso tenho feito do tempo e dos talentos que Deus me deu? Me esforço por superar os vícios e inclinações más como a preguiça, a avareza, a gula, a bebida, a droga?
  • Caí na luxúria com palavra e pensamentos impuros, com desejos ou ações impuras?
  • Caí na fornicação ou cometi adultério?
  • Recorri a métodos artificiais para o controle da natalidade?
Ruptura com os irmãos e com a criação:
  • Amo de coração o meu próximo como a mim mesmo e como o Senhor Jesus me pede que o ame?
  • Em minha família colaboro em criar um clima de reconciliação com paciência e espírito de serviço?
  • Fui obediente a meus pais, prestando-lhes respeito e ajuda em todo momento?
  • Preocupo-me em educar na vida cristã meus filhos e em incentivar seu compromisso de vida com o Senhor Jesus?
  • Abusei que meus irmãos mais fracos, usando-os para meus fins?
  • Insultei meu próximo? Escandalizei-o gravemente com palavras ou com ações?
  • Se me ofenderam, sei perdoar, ou guardo rancor e desejo de vingança?
  • Compartilho meus bens e meu tempo com os mais pobres, ou sou egoísta e indiferente à dor de outros?
  • Participo das obras de evangelização da Igreja?
  • Me Preocupo pelo bem e a prosperidade da comunidade humana em que vivo ou passo a vida preocupado tão somente comigo mesmo? cumpri com meus deveres cívicos? paguei meus tributos?
  • Sou invejoso? Sou fofoqueiro e enganador? Difamei ou caluniei alguém? Violei segredos? Fiz julgamentos temerários sobre outros?
  • Sou mentiroso?
  • Causei algum dano físico ou moral a outros? Inimizei-me com ódios, ofensas ou brigas com meu próximo? fui violento?
  • Procurei ou induzi ao aborto?
  • Fui honesto em meu trabalho? Roubei? Fui justo na relação com meus subordinados tratando-os como eu gostaria de ser tratado por eles? Participei do negócio ou consumo de droga? Caí na fraude ou estelionato?
  • Recebi dinheiro ilícito?

Exame de consciência a partir dos 10 Mandamentos

Amará a Deus sobre todas as coisas. (Primeiro mandamento)
Não tomará o nome de Deus em vão. (Segundo Mandamento)
  • amei a Deus acima de tudo?
  • A quem (ou o que) dei a maior atenção?
  • Sei na prática o que é confiar no amor e o poder de Deus?
  • Confio tudo a Deus ou quero fazer tudo eu sozinho?
  • Confio em Deus quando tudo parece ir mal?
  • Caí na superstição ou em outra prática religiosa alheia à doutrina cristã?
  • Como foi diariamente minha vida de oração?
  • Tempo pessoal com Deus; liturgia das horas; oração familiar?
  • Louvei a Deus; dei-lhe graças ou me queixei?
  • Intercedo por minha família, grupo, Igreja, pelo mundo?
  • Orei com o coração, aberto ao Espírito Santo?
  • Sei o que é esperar no Senhor, escutá-lo? Tenho feito isso?
  • Quando me dá algum ensinamento eu o guardo em meu coração e procuro aprofundá-lo?
  • Incluo meu esposo/a (ou outra pessoa formada e prudente) em meu discernimento ou só lhes informo de minhas decisões?; Escuto, obedeço e respeito aos que têm legitima autoridade sobre mim (leis justas, chefes, etc.)?
  • Que critérios tenho para determinar se algo que quero fazer é do Espírito Santo ou é meu? Parece-me importante ter e seguir sempre esses critérios?
  • Uso os dons que Deus me deu para sua glória?
  • Estou aberto a receber novos dons segundo Deus disponha?
  • Fui legalista (fazendo sozinho o necessário para cumprir) ou vivo minha fé no Espírito me entregando com todo o coração?
  • Procuro conhecer na oração a vontade de Deus para minha vida?
  • Obedeço o ensino do magistério ou interpreto à minha maneira?
  • O que motiva minha vida, a vontade de Deus ou meus próprios "bons" planos (minha vontade)?
  • Permito que Deus me guie ou lhe "entrego" os planos já feitos para que os abençoe?
  • Meus gostos, critérios, dúvidas, confusões, pensamentos, atitudes e valores, em que instâncias não estiveram sob o Senhor?
  • Meu tempo responde às prioridades de Deus ou às pressões de qualquer pessoa ou ocasião para `ficar bem'?
  • Interpreto o que faço na perspectiva da vida eterna? Reflito sobre minha morte, sobre o julgamento final?
  • Tenho prioridades claras e sou firme para vivê-las? Perco o tempo (revistas, programas, etc.) que não edificam?
  • Tenho um horário e organizo o dia com disciplina, dando tempo a cada área com sabedoria: oração, família, trabalho...? Em que me desordenei? Fico em algo que eu gosto sabendo que é hora de fazer outra coisa?
  • Respeito o tempo e necessidades dos outros: quando procuro ajuda, ao telefone, etc..?
  • Cuido da saúde, tenho algum vício, falta de exercício, descanso, alimentação... Cuido-me muito?
Santificará o dia do Senhor (Terceiro Mandamento)
  • Guardo o dia do Senhor para o Senhor ou trabalho desnecessariamente nesse dia?
  • Vou à missa todos os domingos? Adorei e pus todo meu coração em Cristo Eucarístico que me espera no sacrário?
  • Eu o amei e consolei pelo tanto que é ofendido?
  • Vou a missa diária se puder? Recebi com preparação o Senhor?
  • Medito diante da cruz? Procuro seu poder transformador e sua sabedoria como se manifesta em minha vida?
  • Peço a Deus a graça de amar a cruz?
  • Saí da vontade de Deus para evitar a cruz?
  • Uno minha cruz à de Cristo: problemas, doenças, responsabilidades, pessoas, minha idade, minha vocação?
  • Procuro a satisfação de todas minhas necessidades físicas e emocionais ou sei me mortificar por amor a Jesus?
  • Uno-me à cruz de quem sofre? Sacrifico-me para amar?
  • Rejeito o pecado embora este seja aceitável segundo a cultura? Pensei ou atuei levianamente que a retidão dos Santos é "exagero"?
  • Evitei a ocasião de pecado: ambientes, programas, más amizades...?
  • Procuro que Deus me mostre meu pecado (também pecados velhos e esquecidos)?
  • Reconheço e reparo com responsabilidade meus pecados e faltas ou me justifico?
  • Quando me corrigem, fico agradecido?
  • Quando foi minha última confissão? Minimizei o pecado por pena?; houve mudanças?
  • Fiz uma confissão completa ou escondi algo?
  • Há algo (hábito, ferida, complexo) que o inimigo usa para seu proveito? O que faço para permitir que Deus me liberte?
  • Devo me reconciliar com alguém e não o tenho feito?
  • Consagrei a Maria e, se o tiver feito, vivo minha consagração plenamente? Como?
  • Aceito seu cuidado maternal? Deixo-me formar por ela? Como?
  • Recorro a ela em oração, medito sua vida?
  • Estão todas minhas relações à luz do Senhor: amorosas, castas, sões e sinceras?
  • Guardo ódios ou inimizades?
  • Fui fiel aos compromissos com meus irmãos e com outros? Estou crescendo nestes compromissos?
  • Sou confiável no lar, grupo, trabalho...? Cumpro minhas promessas, compromissos?
  • Procuro a unidade no Senhor?
  • Sou serviçal?
  • Sou atento sem ser curioso?
  • Sou prudente no que falo e como atuo?
  • Sou agradecido pelo serviço de rotina que recebo?
Honrará a teu pai e tua mãe (Quarto mandamento)
  • Obedeço, cuido e honro meus pais segundo minha idade e suas necessidades?
  • Fico de cara feia?
  • Protejo minha casa e os meus das más influências do ambiente? Como?
  • Manipulo com meus estados de ânimo e aborrecimentos para que se faça o que quero?
  • Permito que outros (pais, amigos) manipulem ou se anteponham ao matrimônio?
  • Honro e respeito a meu esposo/a em todo momento?
  • Compartilhei com meu esposo/a a visão para a família? O escuto com interesse?
  • Expresso amor, carinho e respeito a meu esposo/a? E a meus filhos?
  • Detecto os problemas e os enfrento com sabedoria?
  • Que medidas tomo para que minha casa seja um lar?
  • Sou responsável e ordenado com a economia? Ajudo-lhes para que possam orar, estudar, descansar, ir a seu grupo, cumprir suas responsabilidades?
Não matarás. (Quinto Mandamento)
  • De algum modo matei ou atentei contra a vida?
  • atentei contra a dignidade de alguém?
  • Pratiquei o aborto, colaborei para um suicídio ou algum outro tipo de atentado à integridade física e espiritual de alguém?
  • Dei apoio a práticas contra a vida como o aborto e a eutanásia?
Não cometerás adultério. (Sexto Mandamento)
  • Procurei afetividade fora da ordem do Senhor?
  • Como distingo entre sentimentalismo e uma autêntica relação de amor entre irmãos?
  • Me relaciono segundo meu estado de ânimo ou o que edifica no amor?
  • Fantasias ou atos impuros, comigo mesmo ou com outros?
  • Piadas, programas, atitude sedutora, indecência em vestir?
  • Obedeço ao plano de Deus para a sexualidade em meu estado de vida?
Não roubarás. (Sétimo Mandamento)
  • De algum modo roubei?
  • Descuidei-me da propriedade pública ou alheia?
  • Aproveito-me do meu de posto para benefício pessoal?
  • Deixei de devolver algo ou me aproveitei da ingenuidade de outros para o meu proveito?
Não levantarás falsos testemunhos nem mentirás (Oitavo Mandamento)
  • Quem inspira minhas palavras: Deus ou meu ego? Quis dar minha opinião em tudo?
  • Digo a verdade? Revelei segredos, julguei ou fiz fofocas?
  • Queixei-me procurando comiseração ou desafogo?
  • Pus minha atenção ao indevido?
  • Falei o que não edifica: piadas grosseiras, que ferem a alguma raça, nacionalidade, etc.?
Não desejarás a mulher do próximo (Nono Mandamento)
  • Cobicei a mulher ou o marido de meu próximo?
  • Olhei a um homem a uma mulher de maneira impura?
Não cobiçarás os bens alheios (Décimo Mandamento)
  • Desejei os bens alheios?
  • Fui invejoso?
  • Fui avaro?
  • Comi mais do que necessito?
  • Fui orgulhoso
Ao terminar seu exame de consciência, sempre anotando aquilo que precisa ser confessado, faça as suas resoluções por escrito, procurando sempre as reparações necessárias para cada pecado.

Publicado Originalmente em:

Papa João Paulo II: Uma vida de ousadia e santidade

papa-joao-paulo-ii.jpg, 31 kB

Vivendo em um tempo de afastamento de Deus, o Papa João Paulo II foi, no mínimo, um filho muito amado do Pai.
Desde que assumiu o seu posto, o Papa João Paulo 2º manteve-se fiel aos preceitos, mandamentos e dogmas de fé da Igreja Católica, editando encíclicas contra o aborto, homossexualidade, controle de natalidade, fertilização in vitro, engenharia genética e eutanásia.
Santo Padre, Papa João Paulo II 
* 18/05/1920, Wadowice, Polônia
+ 02/04/2005, Vaticano, Itália

16 de outubro de 1978

Quando o Vaticano anunciou o sucessor do papa João Paulo 1º, católicos de todo o mundo tiveram uma grande surpresa. Pela primeira vez desde 1522, o mais alto posto da hierarquia da Igreja Católica era ocupado por um religioso que não havia nascido na Itália. Ainda abalados pela morte prematura de João Paulo 1°, que ficou no poder apenas 34 dias, os cardeais com direito a voto escolheram o polonês Karol Józef Wojtyla para ser o 264º papa (263º sucessor de Pedro).
João Paulo 2º, que adotou o nome para homenagear o seu predecessor, era a verdadeira imagem de um esportista quando foi saudado pelos fiéis que aguardavam a nomeação do comandante do catolicismo na praça de São Pedro. Aos 58 anos, Wojtyla transpirava saúde e energia -na juventude, praticou montanhismo, natação e futebol. Antes de ingressar na vida religiosa, o papa trabalhou em uma mina e em uma indústria química na Polônia, justamente na época em que o país era ocupado por tropas nazistas.
A valorização da missão evangélica é nítida nas inúmeras viagens do papa. João Paulo II inova, procurando ter um relacionamento com a mídia não só ao permitir perguntas, mas ao respondê-las, sempre respeitando os dogmas e a doutrina da Igreja Católica.

25 de janeiro de 1979

A Primeira viagem pastoral do Santo Padre fora da Itália foi para o México e a República Dominicana. Cinco milhões de pessoas esperavam por ele e outro tanto o acompanhou na visita que ele fez no dia seguinte à "Morenita", a Virgem de Guadalupe, a padroeira da América.

2 de junho de 1979

Segunda Viagem Pastoral: Polônia. A contribuição do papa para a queda do comunismo foi decisiva. Na viagem à sua pátria, ele mobiliza multidões e prega a "unidade da Europa cristã". No aeroporto de Cracóvia, lança o desafio: "É preciso ter coragem de caminhar na direção que ninguém trilhou antes. Em nosso tempo, sem coragem não se conseguiria aproximar povos e sistemas nem construir a paz".

30 de junho de 1980

Ao meio-dia do dia 30 de junho, o papa desembarcou no país e percorreu 13 cidades em apenas 12 dias. A maratona teve um total de 30 mil quilômetros e momentos inesquecíveis, como a celebração de uma missa campal para 160 mil pessoas no Maracanã. Na segunda visita, dois anos depois (junho de 82), esteve no Rio de Janeiro.

13 de maio de 1981

Um jovem turco Mehmet Alì Agca, terrorista profissional, dispara dois tiros que atingem o papa no abdome. João Paulo II, que abençoava os trinta mil turistas e peregrinos que se amontoavam na Praça de São Pedro, segundos antes dos disparos, estava com uma garotinha nos braços, Sara Bártoli. Obedecendo às suas próprias recomendações, é levado para um hospital de Roma, como qualquer um, e suas imagens, mais magro e febril, se espalham pelo mundo. O papa foi submetido a uma cirurgia que durou cinco horas e meia, onde recebeu três litros de sangue e perdeu 55 centímetros do intestino. Até então, nenhum papa havia se exposto tanto publicamente. Com a voz cansada e lenta, ele fala apenas quatro dias depois do atentado: "Oro pelo irmão que me atingiu e a quem perdoei sinceramente. Unido ao Cristo, sacerdote e vítima, ofereço os meus sofrimentos pela Igreja e pelo mundo".
atentado.jpg, 17kB
O atentado terrorista marcou o início de seus problemas de saúde. No mesmo ano, Wojtyla foi internado novamente para se tratar de uma infecção derivada da operação. Na década de 90, foi operado de um tumor benigno no cólon, perdeu a vesícula biliar, fraturou o fêmur e passou a conviver com o mal de Parkinson.

13 de maio de 1982

Um ano depois do atentado e no mesmo dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima, João Paulo II visita o Santuário de Fátima em Portugal e consagra o mundo ao Imaculado Coração de Maria.

13 de setembro de 1982

O papa recebe a visita de Yasser Arafat, em uma das inúmeras tentativas de manter a paz com o mundo não-cristão e, mais especificamente, muçulmano.

27 de dezembro de 1983

O Papa visita Mehmet Ali Agca na prisão. Ficaram juntos e a sós por 20 minutos. Diante dele, o jovem muçulmano se inclinou e chegou quase a se ajoelhar, beijando-o e depois apoiando a testa na mão que lhe foi estendida. O gesto, típico da cultura islâmica, indica respeito e confiança.

8 de agosto de 1985

Viagem Apostólica para vários países da África. Um outro gesto muito importante de aproximação com o Islã é a famosa "pregação de Casablanca", que o papa fez aos jovens muçulmanos. Foi a primeira grande manifestação em favor do diálogo com as religiões não-cristãs.

17 de novembro de 1985

Mensagem de João Paulo II para Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev por ocasião da reunião de líderes de Geneva, na Suíça.
"Mais importantes serão as intervenções do Papa nas guerras do Líbano, do Golfo e da Bósnia. E especialmente sobre a Guerra do Golfo Pérsico (janeiro-fevereiro de 1991), Sua Santidade manifestou sua oposição radical à intervenção armada no Golfo contra o Iraque, decidida pela ONU e liderada pelos Estados Unidos. Seu gesto mostrou para o Mundo que a Igreja Católica não se envolvia com os interesses culturais ou políticos de quaisquer países".

27 de outubro de 1986

Primeiro dos vários encontros inter-religiosos na cidade italiana de Assise, onde nasceu e viveu São Francisco de Assis, que é o patrono da Itália. O mundo nunca tinha visto um encontro como aquele. O papa e vários cardeais e bispos representavam a igreja Católica; o Patriarca de Constantinopla, o Patriarca Grego de Antioquia e o da igreja Ortodoxa Russa estavam lá, junto com os representantes das igrejas orientais, armênias, assírias e cooptas. Compareceram representantes das várias denominações cristãs e das comunidades judaicas. O Dalai-Lama e membros das tradições budistas do Japão, da Tailândia e da Coréia também estiveram presentes, além do neto do Mahatma Gandhi, falando pelo hinduísmo. Muçulmanos e representantes das religiões africanas e ameríndias estavam juntos. Ao todo, foram 160 convidados especiais que celebraram um rito ecumênico ao ar livre.
Durante esse primeiro encontro de oração em favor da paz, João Paulo II fez outro de seus discursos corajosos e admitiu que"... a paz é portadora do nome de Cristo... mas os católicos nem sempre foram fiéis a essa afirmação de fé. Não temos sido sempre construtores da paz. Portanto, para nós e - talvez - para todos, este encontro de Assis seja um ato de penitência."

12 de Outubro de 1991

A terceira viagem ao Brasil aconteceu entre 12 e 21 de outubro de 91. O papa não costumava beijar o solo de um país que ele já tinha visitado, mas no Brasil ele quebrou a tradição. Visitou sete cidades e fez 31 discursos e homilias.

1 de janeiro de 1992

A Santa Sé reconhece a Federação Russa e estabelece relações diplomáticas com os vários novos países, como a Croácia, a Eslovênia, a Albânia e a Ucrânia, por exemplo.

10 de fevereiro de 1993

Visita apostólica a Cartum, capital do Sudão, talvez a viagem mais perigosa de todas, porque o Sudão tinha aderido à Saharia, a lei islâmica. O papa faz várias advertências aos países muçulmanos que usam a violência em nome da religião, como o Islã e a Tunísia, por exemplo. "Usar a religião como pretexto para a injustiça e a violência é um abuso terrível e deve ser condenado por todos aqueles que crêem verdadeiramente em Deus".

21 de agosto de 1997

Visita Apostólica a Paris, para a 12a. Jornada Mundial da Juventude. O papa senta e conversa com os jovens e incentiva esses movimentos. A jornada na capital francesa surpreende e reúne 1 milhão e 200 mil jovens!
"Cristo é sempre jovem!", avisa o papa. "Nunca deixem de proclamar e de cantar a paz", ele pede." Temos necessidade da alegria de viver demonstrada pelos jovens. Nela está algum reflexo da alegria primeira que Deus teve ao criar o homem".

2 de outubro de 1997

Viagem apostólica ao Rio de Janeiro, Brasil. Esteve pela quarta vez no Brasil entre 2 e 6 de outubro. Em seu papado, João Paulo 2º visitou mais de 120 países. Nesta viagem ao Brasil visitou 13 cidades e percorreu 13.800km. Encontrou detentos no presídio da Papuda, no Rio de Janeiro, multidões de operários em São Paulo e jovens em Belo Horizonte. Visitou favelas no Rio e em Salvador e hansenianos em Belém, no Pará.

3 de janeiro de 1998

Visita do papa às vítimas do terremoto na região da Úmbria, na Itália.

31 de janeiro de 1998

Visita apostólica à Cuba.
Ao contrário dos seus antecessores, João Paulo 2º fez muitas viagens, inclusive para países socialistas, o que representa um marco para a Igreja Católica.

24 de dezembro de 1999

Início do Grande Jubileu do Ano 2000, abertura das Portas Sagradas na Basílica de São Pedro. Durante esse ano, o papa vai realizar o sonho de fazer peregrinações aos lugares relacionados à história da Salvação (os lugares por onde Jesus e os apóstolos passaram).

24 de fevereiro de 2000

Peregrinação do Jubileu para o Monte Sinai, onde Moisés recebeu de Deus as Tábuas da Lei.

12 de março de 2000

Dia do Perdão do Ano Santo de 2000.Outro momento marcante do seu pontificado aconteceu em 2000, quando a igreja comemorou 20 séculos de história. Em missas e pregações, o papa pediu perdão pelos pecados cometidos pelos católicos.

20 de março de 2000

Peregrinação à Terra Santa

13 de maio de 2000

Visita apostólica à Fátima e divulgação da terceira parte do segredo de Fátima.

13 de junho de 2000

O papa agradece ao presidente da Itália por ter beneficiado Ali Agca, o autor do atentado contra sua vida, com a clemência pública.

15 de agosto de 2000

Mais de 2 milhões de jovens se reúnem em Roma para celebrar a 15a. Jornada Mundial da Juventude junto com o papa.

11 de março de 2001

Peregrinação à Grécia, Síria e Malta, seguindo os passos de São Paulo, o apóstolo.

23 de junho de 2001

Visita apostólica à Ucrânia.

22 de setembro de 2001

Visita apostólica ao Kasaquistão e à Armênia. Sua Santidade João Paulo II e sua Santidade Kerekin II, patriarca de todas as igrejas católicas armênias, fazem um comunicado conjunto "Aqui, na Santa Etchmiadzin, nós renovamos nosso compromisso na oração e no trabalho conjunto para apressar o dia da comunhão entre todos os membros do rebanho de Cristo, com verdadeiro respeito por nossas respectivas tradições sagradas".

Obras de João Paulo II

Autor dos livros "Atravessar o Umbral da Esperança", "Dom e Ministério: no Qüinquagésimo Aniversário do Meu Sacerdócio", "Tríptico Romano" e "Levante-te, Vamos", entre outras publicações, o papa celebrou mais de 150 cerimônias de beatificações e mais de 50 canonizações, entre as quais a de Amabile Lucia Visitainer, a Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a primeira santa brasileira.
Sua primeira Encíclica, "Redemptor Honoris" (Redentor dos Homens, 1979) explica a redenção por Cristo e a dignidade humana. Encíclicas posteriores falaram sobre o poder da misericórdia na vida dos homens, a importância do trabalho como forma de "santificação", os efeitos destrutivos da rivalidade entre as superpotências, etc.

Morte e Processo de Beatificação

morte-de-jpii.jpg, 26kB
Após anos de convivência com o mal de Parkingson e com uma série de problemas de saúde, Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, morreu aos 84 anos em seus aposentos no Palácio Apostólico do Vaticano (Roma), às 21h37 (16h37 de Brasília) do dia 2 de abril de 2005.

28 de Abril de 2005

Bento XVI concedeu dispensa do tempo de cinco anos de espera para o início da Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente em 28 de junho pelo vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini.
O Vaticano explica que a dispensa pontifícia dos cinco anos de espera entre a morte do candidato a santo e o início da Causa aconteceu devido à "imponente fama de santidade de que gozava João Paulo II em vida, na morte e depois da morte".

2 de Abril de 2007

Dois anos após a morte, na Basílica de São João de latrão, em Roma, o Cardeal Camillo Ruini declarou concluída a primeira fase diocesana do processo de beatificação de João Paulo II, confiando os resultados à Congregação para as Causas dos Santos. Isso acontece através de uma cerimônia jurídico-processual durante a qual são lidas, em latim, as palavras para a passagem dos documentos, compostos por 130 testemunhos a favor e contra a beatificação, além da conclusão de teólogos e historiadores a respeito.

1 de Abril de 2009

Os relatos de possíveis milagres pela intercessão do Papa polonês sob avaliação da Congregação para as Causas dos Santos somam mais de 250.

19 de Dezembro de 2009

Com um decreto assinado pelo Papa Bento XVI, são reconhecidas as virtudes heroicas e Wojtyla é proclamado venerável.

21 de Outubro de 2010

Uma Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos recebe os Atos da Investigação Canônica, bem como os detalhes das perícias médico-legais, para exame científico. Os peritos, após estudar com o habitual cuidado os testemunhos processuais e toda a documentação, expressam-se favoravelmente quanto à inexplicabilidade científica da cura; reconhecendo assim como milagrosa a cura da Irmã francesa Marie Simon-Pierre, hoje com 50 anos, afetada pela doença de parkinson desde 2001.

14 de Dezembro de 2010

Os Consultores teólogos, após terem acesso às conclusões médicas, procedem à avaliação teológica do caso e, unanimemente, reconhecem a unicidade, antecedência e caráter coral da invocação destinada ao Servo de Deus João Paulo II, cuja intercessão foi eficaz para a cura prodigiosa.

11 de Janeiro de 2011

A Sessão Ordinária dos Cardeais e dos Bispos da Congregação para as Causas dos Santos emite unanimemente uma sentença afirmativa sobre a cura milagrosa da Irmã Marie Simon Pierre, como realizada por Deus de modo cientificamente inexplicável, após intercessão do Sumo Pontífice João Paulo II, confiadamente invocado tanto pela curada quanto por muitos outros fiéis.
Reconhecido primeiro milagre do papa, o processo foi rápido, mas foram observadas todas as regras, garante a Santa Sé.
Bento XVI promulgou o decreto em que se reconhece um milagre sucedido por intercessão de João Paulo II, tendo sido marcada a cerimónia de beatificação para o primeiro domingo após a Páscoa, 1 de Maio, que coincide este ano com o Domingo da Divina Misericórdia, celebração instituída por João Paulo II em 2000.
A cerimónia será presidida por Bento XVI e realiza-se na Basílica de São Pedro, em Roma. Na ocasião, o caixão de Karol Wojtyla será transferido da cripta para a basílica, onde permanecerá sob uma laje de mármore com a inscrição "Beatus Ioannes Paulus II". Ao contrário do sucedido em 2000 com João XXIII, não se procederá nem à exumação nem à exposição dos restos mortais de João Paulo II.
A decisão do atual papa, Bento XVI, traduziu a convicção de muitos católicos que desde o dia do funeral de João Paulo II pediam a sua canonização.

1º Milagre do Papa João Paulo II comprovado!

irma-curada-pelo-papa.jpg, 20kB
Com a notícia do falecimento de Woityla - também ele afetado pela doença -, Irmã Marie e suas companheiras de Congregação começaram a invocar o falecido Pontífice para que intercedesse pela cura.
"Após o diagnóstico, era difícil para mim ver João Paulo II na televisão. Sentia-me, no entanto, muito próxima a ele na oração e sabia que podia compreender aquilo que ele vivia. Admirava também sua força e coragem, que me estimulavam a não me entregar e a amar este sofrimento. Somente o amor teria dado sentido a tudo isso. Era uma luta cotidiana, mas o meu único desejo era de vivê-la na fé e aderir com amor à vontade do Pai", testemunha Irmã Marie.
Com o anúncio do falecimento de João Paulo, a freira diz que sentiu como se o mundo tivesse vindo abaixo.
"Havia perdido o amigo que me compreendia e me dava forças para seguir adiante. Naqueles dias, senti um grande vazio, mas tive também a certeza da Sua presença viva", relata.
Em 14 de maio - um dia após a dispensa pontífice dos cinco anos de espera para o início da Causa -, as irmãs de todas as comunidades francesas e africanas começam a pedir incessantemente a intercessão de João Paulo II para a cura de Irmã Marie.
Em 2 de junho de 2005, cansada e oprimida pela dor, a religiosa manifesta à Superiora a intenção de ser liberado do trabalho profissional, junto a um hospital, como enfermeira. No entanto, a Superiora convida-a a confiar na intercessão de João Paulo II. Irmã Marie passa uma noite tranquila e, ao despertar, se sente curada.
As dores desaparecem e não sente nenhuma rigidez nas articulações. Era o dia 3 de junho de 2005, festa do Sagrado Coração de Jesus. Ao procurar seu médido, ele constata a cura.
"Hoje posso dizer que o amigo que deixou nossa terra está agora muito próximo de meu coração. Fez crescer em mim o desejo pela Adoração ao Santíssimo Sacramento e o amor à Eucaristia, que tem um lugar prioritário na minha vida diária. O que o Senhor me permitiu viver por intercessão de João Paulo II é um grande mistério, difícil de explicar em palavras ... mas nada é impossível para Deus", exclama.

Publicado Originalmente em: