
"Francisco, reconstrói minha Igreja".
Um artista desconhecido, natural de Úmbria, pintou o crucifixo no século XII.
Foi pintado num pano colado sobre madeira (nogueira). Tem 1,90m de altura, 1,20m de largura e 12cm de espessura. O mais provável é que tenha sido pintado para ser posto no altar da Igreja de São Damião.
Foi pintado num pano colado sobre madeira (nogueira). Tem 1,90m de altura, 1,20m de largura e 12cm de espessura. O mais provável é que tenha sido pintado para ser posto no altar da Igreja de São Damião.
Em 1257, as Clarissas deixaram a Igreja de São Damião e foram para a de São
Jorge, levando o crucifixo com elas. A cruz, cuidadosamente conservada por 700
anos, foi mostrado ao público pela primeira vez, na Semana Santa de 1957, sobre
o novo altar da Capela de São Jorge na Basílica de Santa Clara de Assis.
A FIGURA DO CRISTO
A figura central do ícone é o Cristo, não só por seu tamanho, mas também por ser o Cristo a figura luminosa que domina a cena e transmite luz para as demais figuras. "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8, 12). Os olhos de Jesus estão abertos: Ele olha para o mundo que salvou. Ele vive e é eterno. A veste de Jesus é um simples pano sobre o quadril - um símbolo tanto do Sumo Sacerdote como de Vítima. O tórax e o pescoço são muito fortes. Atrás dos braços esticados do Cristo está seu túmulo vazio, representado pelo rectângulo preto.
O
MEDALHÃO E A INSCRIÇÃO

A
MÃO DO PAI

A
VIDEIRA MÍSTICA

MARIA
E JOÃO

O vermelho escuro usado indica intenso amor, enquanto a veste interna na cor purpúrea lembra a Arca da Aliança (Ex 26, 1-4). A mão esquerda de Maria está no rosto, retractando a aceitação do amor de João, e sua mão direita aponta para João, enquanto seus olhos proclamam a aceitação das palavras de Cristo: "Mulher, eis aí teu filho" (Jo 19, 26). O sangue goteja em João neste momento. O manto de João é cor de rosa que indica sabedoria eterna, enquanto sua túnica é branca - pureza. Sua posição é entre Jesus e Maria, o discípulo amado por ambos. Ele está olhando para Maria, aceitando as palavras de Jesus: "Eis aí tua mãe" (Jo 19, 27).
NÚMEROS
Há 33 figuras no Ícone: duas imagens de Cristo, 1 mão do Pai, 5 figuras maiores, 2 figuras menores, 14 anjos, 2 pessoas desconhecido nas mãos de Jesus, 1 menino pequeno, 6 desconhecidas ao fundo da Cruz e um galo. Há 33 cabeças em torno da cruz, dentro das conchas, e sete ao redor da auréola.
AS
OUTRAS FIGURAS MAIORES

Maria Madalena, que era considerada por Jesus de uma forma muito especial, está
junto à cruz. Sua mão está no queixo, indicando um segredo "Ele
ressuscitou". Sua veste tem cor escarlate, que simboliza amor, e seu manto
azul intensifica este símbolo.
Maria de Cleófas
Maria de Cleófas
Usa veste cor castanha, símbolo de humildade, e seu manto
verde claro - esperança. Sua admiração por Jesus é demonstrada no gesto de
suas mãos.
O Centurião de Cafarnaum
O Centurião de Cafarnaum
Ele segura, na mão esquerda, um pedaço de madeira
representado sua participação na construção da sinagoga (Lc 7, 1-10). As
crianças ao lado é o seu filho curado por Jesus. As três cabeças atrás do
menino mostram: "e creu tanto ele, como toda a sua casa" (Jo 19,
28-30). Tem três dedos estendidos, símbolo da Trindade, e os outros dois
fechados, simbolizando o mistério das duas naturezas de Jesus Cristo (divina e
humana). "Este homem era verdadeiramente o filho de Deus" (Mc 15, 39)
FIGURAS MENORES
Longinus
O soldado romano que feriu o lado
de Jesus com uma lança.
Estefânio
Estefânio
A tradição dá este nome ao soldado que ofereceu a Jesus uma
esponja encharcada com vinagre após Ele ter dito "tenho sede"
(Jo 19, 28-30)
OS
SANTOS DESCONHECIDOS

OS
ANJOS QUE DISCUTEM

"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16)
O SEPULCRO


Como foi mencionado anteriormente, atrás de
Cristo está o seu túmulo aberto. Cristo está vivo e venceu a morte. O
vermelho do amor supera o negro da morte. Os gestos de mão indicam fé, a fé dos santos desconhecidos. Seriam Pedro e João
junto ao sepulcro vazio? (Jo 20, 3-9)
O GALO
Em primeiro lugar, a inclusão do galo
recorda a negação de Pedro, que depois chorou amargamente. Em segundo, o galo
proclama novo despertar do Cristo ressuscitado, Ele que é a verdadeira luz (1
Jo 2, 8). "Mas sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se-á o Sol de
Justiça que traz a salvação em seus raios" (Mt 3, 20)
O FORMATO DA CRUZ
O formato tradicional da cruz alterado para permitir
ao artista a inclusão de todos aqueles que participaram da paixão de
Nosso Senhor Jesus Cristo. À direita da cruz está o ladrão bom, chamado
tradicionalmente Dismas; à esquerda está o ladrão mau.
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